Código: | LGP30003 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | EGE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
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Corpo docente: |
Ana Cristina Rodrigues Rolo Alves |
Português
A Unidade Curricular de Economia, Gestão e Empreendedorismo tem por objectivo a aquisição de conhecimentos de modo a compreender as dinâmicas económico-sociais subjacentes aos diversos modos de organização e funcionamentos das sociedades, nas suas diferentes concepções.
Competências a desenvolver:
- (Re)conhecer conceitos e práticas económicas e de gestão que contribuam para a compreensão de um desenvolvimento equilibrado.
- Descodificar o empreendedorismo como processo de criar algo novo, assumindo os riscos e as recompensas.
- Desenvolver uma atitude crítica e pró-activa face à informação, confrontando concepções diversificadas e fundamentando a argumentação.
- Relacionar problemas locais, com regionais, com nacionais e com internacionais, evidenciando interacções e interdependências.
Aprendizagens esperadas:
- Identificar conceitos e estabelecer relações entre conceitos.
- (Re)conhecer quadros teóricos de referência em documentos enquadradores de políticas económico-sociais.
- Recolher e tratar informação pertinente.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão, a partir de estudos e casos.
I – Empreendedorismo
1.1 Evolução do conceito de Empreendedorismo
1.2 O que é ser empreendedor
1.3 Características dos Empreendedores
1.4 Competências Empreendedoras
1.5 Tipos de empreendedorismo
1.6 Intraempreendedorismo
1.7 Empreendedorismo e Inovação
1.8 O CANVAS Business Model
1.9 Plano de Negócios
II – Gestão
2.1 As Organizações
2.2 A Função de Gestão
2.3 Os Gestores
2.4 As Organizações e a Envolvente Externa
2.5 Responsabilidade Social das Organizações
III – – Economia
3.1 Os Agentes Económicos e o Circuito Económico
3.2 A Intervenção do Estado na Economia
3.3 Indicadores Macroeconómicos
Metodologia "Learning by doing":
Desenvolvimento de actividades através das quais os estudantes aprendem fazendo.
Estratégias de gestão de programa:
O nível etário e a diversidade de interesses e de atitudes por parte dos alunos recomendam a adopção de uma gestão do programa aberta e flexível com diferenciação de estratégias pedagógicas que viabilizem a operacionalização dos aspectos científicos em torno de abordagens orientadas e negociadas, referentes a problemáticas da actualidade, favorecedoras do desenvolvimento de competências de formação e aprendizagem contínuas.
Participação dos estudantes:
Criação de espaços de iniciativa individual e grupal, geradoras de processos de (trans)formação criativa e inovadora das informações recebidas numa perspectiva tanto quanto possível transversal aos aspectos a compreender e às realidades a descobrir.
Avaliação distribuída com exame final
- Realização de um teste escrito (T);
- Participação nos trabalhos e nas discussões a realizar durante as aulas - Atividades Práticas (AP).
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
Nota Final (NF)= 0,5T + 0,5AP
Observações: A aprovação exige nota final igual ou superior a 10 valores.
AVALIAÇÃO FINAL (Época Normal, Época de Recurso):
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Nota Final (NF) = E (Exame vale 100%)
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
ROLO ALVES, A; PEREIRA, R. e BUCHA, Agostinho;"Economia, Gestão e Empreendedorismo", Editora RH, 2015 |
SARKAR, S.;"Empreendedorismo e Inovação", Escolar Editora, 2010 |
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